Diário - cinema - A Culpa é das Estrelas


Diário - cinema - A Culpa é das Estrelas



"A Culpa é das Estrelas" ("The Fault in Our Stars", Estados Unidos, 2014) é um filme sobre uma adolescente, Hazel Grace, interpretada por Shailene Woodley, que tem câncer. O câncer foi descoberto na infância, na glândula tireoide, e gerou metástases nos pulmões, fazendo com que Hazel tenha um fôlego curto, e dependa de um cilindro de oxigênio para todas as suas atividades.


Em um grupo de apoio mútuo para pacientes jovens com câncer, ela conhece Augustus - "Gus" - Waters, vivido por Ansel Elgort, um jovem, ex-atleta, cujo ossteosarcoma (um outro tipo de câncer) fez com que ele tivesse uma das pernas amputada, e entre eles surge um romance. O filme é baseado no livro homônimo de John Green.


O diretor usa e abusa de closes no rosto de Ansel Elgort sorrindo. De fato funciona. O rapaz é bonitinho e há de fazer muito sucesso entre as meninas. E cada vez que era mostrado aquele rosto dele sorrindo, eu podia imaginar um monte de meninas suspirando: “que fofo!”.


Obviamente um filme com uma temática assim, é feito para gerar um rio de lágrimas da parte dos espectadores, e isso de fato acontece. Em muitos momentos do filme, a plateia é levada às lagrimas.


Em alguns momentos é capaz de gerar reflexões sobre vida e morte, doença e saúde. E reflexões sobre como encarar isso tudo.


Ao final da exibição, esse foi um ponto que acabou por me deixar desconfortável. Ao final do filme, depois de alguns momentos, fiquei pensando, "epa, mas esse é filme que acaba sendo de autoajuda". Não que a autoajuda seja uma coisa ruim em si. Mas não estou certo que seja a melhor abordagem para um tema duro como o câncer na adolescência.


No fim, acabei por achar um filme regular. Talvez uma abordagem menos "tente se sentir bem com isso" fosse melhor.



07/08/2014.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos