Diário - cinema - Garota Exemplar


Diário - cinema - Garota Exemplar



"Garota Exemplar" ("Gone Girl", Estados Unidos, 2014) é filme de suspense com Ben Affleck e Rosamund Pike, e dirigido por David Fincher.

Apesar de longo, 2h29min, é uma obra bem interessante.

Tudo começa quando Nick Dunne (Ben Affleck) vai até o bar que ele mantém em sociedade com a irmã Margo (Carrie Coon) numa cidadezinha no interior do Missouri, logo pela manhã. Ele comenta com a irmã que está se aproximando o quinto aniversário de casamento dele com Amy (Rosamund Pike), e de como o casamento vai mal.

Quando volta para casa, ele não encontra Amy, e encontra uma parte da sala da residência revirada.

Tudo indica que Amy foi sequestrada, ou talvez mesmo assassinada. E tudo fica pior quando, por uma série de motivos, Nick logo se torna suspeito.

A partir disso, a história de amor entre Nick e Amy vai sendo contada, e muitas revelações vão sendo feitas.

E muito mais do que isso não é possível contar, para não estragar o prazer de quem for ver o filme.

Como eu disse, apesar de longo, é um filme bem interessante.

Por fim, uma pequena discussão sobre títulos e traduções. "Gone Girl" seria mais literalmente "Garota Ida", o que não faz muito sentido em português, assim poderíamos alterar para "Garota que se foi", "Garota Desaparecida", "Garota Sumida". Talvez "Garota que se evaporou" fosse uma boa alternativa. Os tradutores preferiram seguir a senda da "Amazing Amy", esta sim, a "Garota Exemplar". A "Amazing Amy" é uma personagem calcada na Amy do filme (sim, temos metalinguagem aqui), onde os pais de Amy inventaram uma personagem infantil cheia de capacidades, boa aluna, bos esportista, amiga dos animais, enfim, uma garota realmente exemplar. Valeu, mas distorce um pouco do título.


20/10/2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!