Diário - leituras - Crônicas de Jerusalém


Diário - leituras - Crônicas de Jerusalém


“Crônicas de Jerusalém” é um relato que o canadense do Quebec, Guy Delisle, faz de sua estadia de um ano na Terra Santa, isto é, aquele lugar onde hoje está Israel, e onde muitos gostariam que estivesse também o Estado da Palestina. Delisle esteve lá acompanhando sua esposa, que trabalhou nesse ano junto aos Médicos Sem Fronteiras. Neste aspecto é mais um diário de viagem, com a peculiaridade do formato de novela gráfica (“graphic novel”, aqui estou eu de novo em busca da palavra adequada para estas histórias em quadrinhos mais complexas e sofisticadas).


O livro tem como peculiaridade a convivência com a neutralidade possível num cotidiano estranho, para dizer o mínimo, e tentar não fazer juízo de valor.


Quando Delisle, sua esposa e os dois filhos pequenos chegam à Terra Santa, eles são alojados pelo MSF, os Médicos Sem Fronteiras, em um bairro de Jerusalém Oriental, isto é, uma área que deveria pertencer à Palestina.


Na sua narrativa estão o enorme muro que Israel construiu, sob a alegação de segurança. A dificuldade criada pelos “checkpoints” onde o exército de Israel tolhe a liberdade de ir e vir dos palestinos na Cisjordânia. A convivência pouco amistosa com alguns judeus que não gostam de falar com gentios (gentios = não judeus). As restrições impostas por algumas interpretações mais restritas do islamismo à arte.


São tristes suas descrições das visitas que Delisle fez às cidades de Hebron e Nablus. O ambiente esgarçado, a falta de civilidade na convivência  de judeus e palestinos nessas cidades.


Esta obra de Delisle tem a peculiaridade de ser muito recente, a publicação original, em francês, é de 2011. Então, ela faz uma observação muito atual da vida em Israel e na Palestina.


Da observação de Delisle, me vem mais uma impressão que em breve, a esperança de existência de um Estado da Palestina deixará de existir, e Israel deixará de ser uma democracia. Esta é uma conclusão pessoal. Não está no livro.

02/03/2014.

DELISLE, Guy. Crônicas de Jerusalém. Campinas, SP: Zarabatana Books, 2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos