Diário - cinema - O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos


Diário - cinema - O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos



O filme “O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos” (“The Hobbit: The Battle of the Five Armies”, Estados Unidos, 2014) encerra a mais recente trilogia cinematográfica baseada no mundo criado pelo britânico Tolkien.


De fato, o filme se consome quase todo nessa batalha de cinco exércitos. Assim, parece mais uma espécie de documentário sobre como choques entre exércitos aconteciam até meados do século XIX.


Há uns dez minutos iniciais que engajam o final do filme anterior, com o dragão Smaug atacando a Vila do Lago, que é defendida por Bard (Luke Evans, que recentemente estrelou uma versão de Drácula que foi comentada por aqui). Na verdade esses dez minutos parecem um verdadeiro anticlímax. Mais ou menos, eu fiquei me perguntando: “puxa, mas eles deixaram o gancho do filme anterior para isso?”


É um filme divertido, mas, em retrospecto, eu fiquei me perguntando se era necessário a produção de três filmes para contar as aventuras de Bilbo Bolseiro. Talvez em um filme fosse ótimo. Em dois ficaria muito bom. Em três, como eu disse, em retrospecto, me parece excessivo.


Mas tudo bem. Foi divertido. Como eu digo, valeu a pipoca. Mas a “saga” podia ser mais curta.

30/12/2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!