Tãn-Tãngo


Tãn-Tãngo

.

 .

"Tãn-Tãngo" é o espetáculo que Hique Gomes produziu, a princípio paralelo ao show "Tangos e Tragédias" - a famosa parceria dele com Nico Nicolaiewsky. Com o falecimento de Nico, "Tãn-Tãngo" se tornou o principal projeto artístico de Gomes.


Esteve em cartaz no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, entre os dias 15 e 18 passado. Eu estive lá no sábado, dia 17.


E logo no início do show, Hique declarou que o espetáculo era dedicado à memória de Nico. Como não seria, não?


É um belo show de tango, ou com tango. Na verdade, seria bom que o próprio espectador visse o espetáculo para tirar suas próprias conclusões. Em todo caso, diria que sim, que é um show de tango. Encenado em Porto Alegre (e presumo, em outras capitais do Brasil), perto, mas não tão perto, de Buenos Aires.


Hique Gomes explora as similaridades da música popular brasileira com o tango, esse ritmo que temos como tão argentino. Dois momentos são exemplares.


Em um momento a banda que acompanha Hique - Dunia Pires, Carlitos Magallanes, Everson Vargas e Filipe Lua - toca "Buenos Aires Hora Zero" de Astor Piazzolla, enquanto, simultaneamente, Hique cantava "Tropicália" de Caetano Veloso. Me pareceu que a mistura funcionou.


.

.

O segundo momento é quando Hique interpreta "Carinhoso", de Pixinguinha e João de Barro, em ritmo de tango. Carinhoso, em ritmo de tango e em espanhol, parece mesmo um tango.

Se bem que isso talvez não devesse nos surpreeender. Arthur de Farias, músico e pesquisador, relatou que no início do século XX se cantava e dançava tango no Carnaval de Porto Alegre.  Bom, e um dicionário online, informa que “tanguinho” é um tipo de música de transição entre o maxixe e o samba...


Numa das interações com o público, Hique Gomes informa que "Tãn-Tãngo" vem, digamos, redimir "Tangos e Tragédias", pois, segundo ele, apesar do nome, não havia apresentação de tangos em "Tangos e Tragédias".


O espetáculo consistiu ainda dos novos ritmos do tango eletrônico, e da participação especial de Letícia Sabatella e Fernando Alves Pinto. A atriz, descobrimos, é também compositora e cantora. Uma cantora tímida. Cantou olhando para Hique, e, a maior parte do tempo, de costas para o público. Além disso, o show contou a participação dos dançarinos de tango Valentin Cruz e Marlise Machado.


.

.

Tango: Música Popular Brasileira.


Um bom show.


27/01/2015.

Comentários

  1. Oi, Zealfredo!
    Eu já ouvi Letícia Sabatela em um bar no Rio. Um Show bastante intimista para o meu gosto, o que não me fez gostar do que ouvi. Tem coisas que é melhor ouvir no silêncio de nossa casa, pois em outros lugares, o barulho interfere na qualidade. Letícia é única e merece atenção exclusiva.
    Quero sua opinião: Qual a origem do tango? Não estou perguntando do tango argentino, mas daquele que se vê e ouve em Cuba e França.
    Penso que você pode estar mais capacitado, por estar mais perto do Uruguay e Argentina, os tomadores de sua origem.
    :)
    Obrigada pela sua presença no aniversário do "Luz" e também pela sua companhia nesses anos.
    Beijus,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!