As Páginas do Diário do Centro do Mundo são um horror!


As Páginas do Diário do Centro do Mundo são um horror!




Mas não se engane, eu gosto delas. Eu gosto do conteúdo exposto nas páginas do Diário do Centro do Mundo, as quais costumam dar pontos de vista diferentes dos da mídia familiar-burguesa do Brasil sobre os assuntos do momento.


A midia familiar-burguesa é conhecida: Folha de São Paulo e UOL (família Frias); jornal O Estado de São Paulo (família Mesquita); Editora Abril e revista Veja (família Civita); jornal O Globo, revista Época, e TV Globo e suas afiliadas (família Marinho). São secundados por grupos menores, regionais, como o grupo RBS no sul do Brasil, com retransmissoras da TV Globo e uma série de jornais o impressos, sendo os principais Zero Hora no Rio Grande do Sul, e Diário Catarinense em Santa Catarina (familia Sirotski).


Um dos assuntos do momento são os desvios na Petrobrás, assunto sentido de forma quase abstrata pela população, mas bastante explorado por essa suposta grande mídia, e causador de grande revolta entre a população, de tal modo que há muita gente que acredita que os desvios e superfaturamento de contratos começaram em 2003, com o PT. Seria totalmente abstrato não fossem os recentes aumentos de combustíveis, que ficam automaticamente associados a esses desvios, embora, de fato, sejam causados pelo reinício da cobrança da CIDE, e pelo realinhamento de lucro por parte dos empresários que exploram a distribuiçao de combustíveis.


O outro grande assunto é a crise hídrica em São Paulo, este sim, sentido de maneira bem concreta pela população paulista, mas que raramente é mostrada como decorrente da semiprivatização da empresa de saneamento do estado de Sâo Paulo, e sua prioridade ao lucro e aos dividendos aos acionistas, e sua pouca capacidade de planejar a distribuição para momentos de escassez. Em tese, o grande responsável pela crise hídrica em São Paulo, seria o PSDB, partido que há 20 anos governa o estado. Mas isso quase não é citado.


Pois bem, o Diário do Centro do Mundo procura noticiar e comentar sobre esses e outros assuntos a partir de pontos de vista diferentes da grande mídia familiar-burguesa. E isso costuma ser bom. Eu costumo acessar as páginas do Diário do Centro do Mundo quase diariamente.


Mas há problemas na forma.


Eu acho terrível páginas que se auto-atualizam. Acho horrível em qualquer circunstância, mas é especialmente ruim em páginas que tenham mais de 10 linhas de texto para serem lidas. E no Diário do Centro do Mundo a página padrão tem mais, às vezes bem mais, que 10 linhas de texto. Então, o internauta está no meio de uma reportagem, ou de um texto de opinião, e, de repente, vem o tsunami da auto-atualização de página, e lá se vão segundos  preciosos de seu tempo, e uma pausa para a fuga de sua atenção. Esse é um problema nas páginas do Diário do Centro do Mundo.


O outro é a espécie de “marketing de emboscada”, encaixado nas páginas. Funciona assim, você começa a ler a página, e então você clica o botãozinho de “page down” (“página para baixo”). Então, em lugar de a página ir para baixo, se abre um video de propaganda de um patrocinador. No caso de hoje os vídeos eram de um fabricante de impressora, mas já vi muitas propagandas de perfume. Devo ter lido hoje umas dez páginas do Diário do Centro do Mundo, e fui obrigado a desviar de dez vídeos de propaganda de impressoras domésticas. Eram dois vídeos diferentes, mas isso não fez diferença para mim. Eu sei que o Diário do Centro do Mundo precisa de propaganda para conseguir se sustentar como mídia, mas esse tipo de propaganda me parece extremamente desagradável. Uma autêntica armadilha quando se quer ler um texto no saite. Deve haver um meio mais elegante e menos invasivo de divulgar os patrocinadores…


Então é isso. Eu gosto do conteúdo do Diário do Centro do Mundo. Mas a forma das páginas precisa melhorar.

05/02/2015.



Comentários

  1. Oi, Zé Alfredo!
    Gosto de ler várias fontes para confrontar a notícia, mas não gosto de páginas tendênciosas ou que servem partidos. Esse DCM eu não conhecia e pelo que relatou, me pareceu uma página mais preocupada com os "cliques" do que necessariamente informar. Ora, tem que gostar muito de um texto para não ter que brigar com a paciência e muitos deixam de ler por causa dessa atualização.
    Posso saber o que é tendencioso quando o fato relatado passa pela desinformação e temos conhecimento dos acontecimentos ou vivemos ele. No meu caso, posso dizer que sobre a Petrobras ainda está por vir muiiiita coisa e o demonstrado foi apenas um petisco.
    :)
    Beijus,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!