Diário - cinema - Fury (ou, se você preferir, "Corações de Ferro")


Diário - cinema - Fury (ou, se você preferir, "Corações de Ferro")


"Fury" (Estados Unidos, 2014) é um filme sobre a tripulação de um tanque de guerra, modelo Sherman, no final da Segunda Guerra Mundial. Fury é o apelido daquele tanque em especial. "Corações de Ferro" é uma espécie de acréscimo poético para dar mais algum sentido ao filme, os membros da tripulação do tanque tem “corações de ferro”, poeticamente se acrescentaria, “forjado nas batalhas”.

No comando do Fury está o sargento Don "Wardaddy" Collier (Brad Pitt). Ele comanda Boyd (Shia LaBeouf), "Gordo" (Michael Peña) e Grady (Jon Bernthal). A eles vem se juntar o recruta Norman Ellison (Logan Lerman, o garoto da série "Percy Jackson"), para substituir uma baixa da tripulação em recente batalha. O elenco funciona muito bem, até Shia Labeouf se torna um ator convincente.

O filme não parece ter nenhuma história sensacional, apenas mostra o cotidiano desta tripulação nos estertores da guerra. Os exércitos aliados já penetram a Alemanha por todos os lados, mas a máquina de guerra alemã se recusa a se render. Então é necessário que o exército alemão seja vencido, batalha a batalha.

E o filme mostra um ato de heroísmo como seu ápice. Embora, de fato, na tela não pareça que haja algum herói.

Foi um bom filme. Eu diria que vale a pipoca, embora certos momentos de violência do filme tornem a pipoca difícil de ser engolida.


23/03/2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!