Diário - cinema - O Jogo da Imitação


Diário - cinema - O Jogo da Imitação


"O Jogo da Imitação" ("The Imitation Game", Estados Unidos/Reino Unido, 2014) é um filme que conta parte da vida do matemático britânico Alan Turing, e sua participação para decifrar o sistema de encriptação de comunicações da máquina de guerra da Alemanha Nazista.


Para tanto, ele elabora uma máquina que vai se tornar um protocomputador.


Benedict Cumberbatch é o ator que encarna Alan Turing nesse filme. Cumberbatch cria um Turing extremamente inteligente, e, ao mesmo tempo, incapaz de perceber as sutilezas dos relacionamentos sociais. É notável como ele é incapaz de perceber ironias, muitas vezes tem total desconsideração pelos sentimentos alheios, e tem uma autoconfiança que se torna soberba.


Acredito que quem ver o filme verá uma semelhança notável entre o Turing encarnado por Cumberbatch, e o Sheldon, do seriado televisivo "The Big Bang Theory", papel do ator Jim Parsons. Coincidência?


É um filme para relembrar um dos maiores matemáticos da história recente, seu papel no desenvolvimento da informática, e no esforço de guerra britânico.


O filme tem um final algo absurdo, porque, afinal, hoje, nos parecem um tanto absurdos certos valores morais e procedimentos judiciais da época em que viveu Turing. Quem conhece um pouco da vida de Turing (ou quem já viu o filme) sabe do que falo aqui.


Foi um bom filme, apenas com um final de anticlímax, não por má direção ou roteiro, mas por má direção da vida.

20/03/2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!