Diário - cinema - Vingadores, Era de Ultron


Diário - cinema - Vingadores, Era de Ultron


"Vingadores: Era de Ultron" ("Avengers: Age of Ultron", Estados Unidos, 2015) é o mais recente filme lançado da franquia dos Vingadores. É um pouco mais do mesmo, isto é, correrias, brigas e explosões enquanto comemos pipoca e bebemos refrigerante.


Senão vejamos, anteriormente tivemos um filme dos Vingadores (2012), três filmes do Homem de Ferro (2008, 2010 e 2013), dois do Capitão América (2011 e 2014), e dois do Thor (2011 e 2013). E temos dois filmes do Hulk, um pouco mais fora do contexto dos Vingadores (estrelados por Eric Bana, em 2003, e Edward Norton, em 2008, enquanto que o "Hulk" dos Vingadores é Mark Ruffalo).


Quase todos fantasias para nos distrair de nossa existência banal.


O que fica destes filmes? O mais significativo destes filmes, na minha opinião foi o primeiro Capitão América, onde, o supersoldado, fruto de uma experiência biológica, é colocado como propaganda da máquina de guerra dos Estados Unidos, para que a população compre bônus para o financiamento do esforço de guerra.


E, sim, sempre há o espectro da morte sobre Tony Stark, magnata da indústria armamentista, um mercador da morte, mas sempre bem de leve...


Este filme mais recente começa com uma invasão dos Vingadores a uma sede da Hidra, e à recuperação do Cetro de Loki.


Lá é revelada a existência de dois irmãos gêmeos, com super habilidades, um rapaz que corre a super velocidades, e uma moça que é capaz de invadir as mentes das pessoas.


Recuperado o Cetro de Loki, e através das experiências de Tony Stark, surge Ultron, um sistema de inteligência artificial que quer levar a humanidade a outro patamar, ou talvez extingui-la.


O Vingadores têm de lutar contra Ultron. E também precisam lutar com as desconfianças que eles têm uns dos outros.


E isso sempre em meio a brigas, tiroteios, correrias, e explosões.


Para garantir a pipoca, é claro.


Um filme mais refinado, contaria história parecida com mais dramaticidade, e menos tiros. Mas isso, claro, não atrairia tantos espectadores.


Em favor do filme, eu diria que o achei melhor que o primeiro filme dos Vingadores, aquele de 2012, onde eu disse algo como, "o ajuntamento de vários heróis, não torna o filme melhor que o filme de apenas um deles".




27/04/2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!