Diário - filmes - Stalingrado, A Batalha Final


Diário - filmes - Stalingrado, A Batalha Final



Neste final de semana, dia 16/05, vi um interessante filme sobre a Segunda Guerra Mundial. Trata-se de uma produção alemã, de 1993, e foi exibido pela TV Brasil.


Como o nome indica, o filme trata da Batalha de Stalingrado, travada entre tropas alemãs e seus aliados, na invasão da União Soviética. Esta batalha aconteceu no final de 1942 e início de 1943. Foi a maior batalha entre alemães e soviéticos no front oriental da Europa, e marcou o avanço máximo do exército alemão naquela região, e inclusive se tornou a primeira grande derrota do exército alemão na Segunda Guerra. Entre mortos e feridos, a União Soviética perdeu mais de um milhão de pessoas naquela batalha, no caso da Alemanha e seus aliados (havia tropas italianas, romenas, húngaras e croatas junto ao exército alemão), foram mais de 850 mil mortos e feridos.


O filme acompanha um grupo de soldados, de um batalhão que lutou lá.


É um filme diferente, pois os protagonistas são soldados alemães, e não se espera que o exército alemão possa ser o "exército bonzinho". Por meio daquele grupo de soldados, o filme mostra as agruras por que passou o exército alemão naquele final de verão de 1942 até o inverno de 1943 (no hemisfério norte).


É um filme sem maniqueísmos, e sem heroismos.


Mas bem bom. Vale a pena assistir.


18/05/2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!