Colonoscopia


Colonoscopia



Então é assim.
A partir de certa idade, você começa a fazer exames periódicos para medir sua glicose, colesterol, triglicérides, etc. É o chamado "check up".
Não obstante, se todos, ou a maioria desses índices estiverem saudáveis, sempre se pode inventar um novo exame, sempre, é claro, em nome da preservação da saúde.
Eu não me lembro porquê um médico me pediu uma colonoscopia faz uns dez anos. Talvez porque eu estivesse com uns cinquenta, e talvez fosse bom fazer mais esse exame para garantir que nada errado houvesse com meus intestinos.
Sei que a colonoscopia é duplamente desagradável. Em primeiro lugar pela preparação para o exame, em segundo pelo exame em si.
Mas tudo pela preservação da saúde!
Eu deveria ter refeito o exame, cinco anos após o primeiro, mas, sabe como é, a gente adia o quanto pode um exame desses.
Começa pela preparação.
Três dias antes do exame é preciso tomar um laxante. Sim, para liberar os intestinos da maior parte de sua carga. Três dias antes!
E a partir de então, se deve ficar comendo, gelatina, um ovo, um porção de macarrão instantâneo por refeição. Macarrão instantâneo sem tempero.
Na véspera do exame, se deve tomar um remédio, que, não estou certo, se é laxante, ou algum tipo de contraste. E ficar tomando a tal gororoba de hora em hora.
Depois, no dia do exame, fica-se em jejum desde a madrugada.
O exame é marcado para às 12:30. E às 12:30 eu me apresento no Centro de Cirurgias Ambulatoriais para o "procedimento". Me identifico e sou mandado aguardar a chamada.
Ah sim, é preciso que um familiar ou conhecido me acompanhe para o caso de qualquer eventualidade.
13:45 é feita a tal chamada. Sou chamado para o procedimento. O meu acompanhante, neste caso, um familiar, fica com meus pertences, e o telefone celular dele é anotado para alguma eventualidade.
Depois que ele sai, me é dado um daqueles aventais de hospital, que deixam o traseiro exposto. Tenho que tirar a roupa, os calçados, os óculos, e a ponte dental.
Só que em lugar de começar o procedimento, sou colocado para receber soro. Afinal são inúmeras horas em jejum. Ninguém quer que eu tenha um problema de desidratação durante o procedimento.
Aguardo numa sala com outros pacientes. Há um rapaz que vai ter cálculos renais extraídos, possivelmente por laparoscopia. Um senhor que vai ser tratado de catarata.
Um velhinho que vai ter extraídos cálculos na vesícula está bem espirituoso. Enfrenta com galhardia,o procedimento. Terá ele mais ou menos que oitenta?
Enfim, estamos todos aguardando nossos destinos naquela sala de espera.
16:30: A minha maca começa a ser rolada para a sala onde será executado o procedimento. Dizem eles que injetaram um sedativo no soro. Em breve devo apagar.
Se você não sabe do que se trata, a colonoscopia se trata de enfiar uma sonda pelo ânus do paciente, para uma exploração dos intestinos, à procura de tumores. O melhor é não encontrar nada. Mas, se algo for encontrado, e for pequeno, a própria sonda já corta, e o material é enviado para biópsia. Nesse caso, a torcida é para que não seja encontrado material maligno, o temido câncer.
Eu deveria estar sedado, mas a sedação não fez efeito suficiente. Consigo acompanhar, mais ou menos, o que acontece dentro de mim. Ainda bem que não sou de me impressionar com essas coisas. Dizem que tem gente que desmaia diante de injeção, ou de coleta de exame de sangue, e gente que pode entrar em pânico, se colocada diante de um procedimento como este. Eu nunca me impressionei. Felizmente.
Sei que em algum momento, comecei a questionar o médico, e ele mandou aumentar a sedação. Acho que tonteei, mas ainda não sei se apaguei completamente, ou fiquei tentando resistir.
Sei é que, acho que depois de uma hora e meia, o procedimento terminou, e fui levado para uma sala de recuperação. E logo já estava recuperado.
Felizmente o procedimento transcorreu sem problemas. Pude logo me levantar e colocar a roupa, os calçados, os óculos e a ponte. Saí caminhando como se nada demais tivesse acontecido.
Meu familiar foi chamado e fomos embora.
Agora é esperar que o resultado também seja feliz.
E torcer que eu não precise mais fazer exames como esse.



01/06/2015, referente 22/05/2015.

Comentários

  1. Oi, Zé!
    Imaginava mais ou menos o procedimento, só não sabia que era recebida anestesia geral. De tudo, ainda bem que somos anestesiados. Depois conta o resultado. Boa sorte!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luma!
      Na verdade não somos anestesiados, mas sedados, foi por isso que o paciente pode estar acordado (mesmo tonto) durante o procedimento.
      E não fui eu que passei pelo procedimento, só acompanhei uma pessoa.
      Bjs.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos