Duolingo


Duolingo


Faz alguns meses fui apresentado ao "Duolingo", que é um saite, e um aplicativo, para Android (acredito que exista para iOS e WindowsPhone) para aprendizagem de idiomas.


Para falantes de Português, estão disponíveis os idiomas Inglês, Espanhol e Francês. O Duolingo prevê que no final de julho estará disponível também o Alemão.


Para falantes de Inglês, há diversos cursos, como, por exemplo, Sueco, Russo e Vietnamita. E uma grande variedade mais.


Ele é muito bom para aprender os rudimentos dos idiomas. É uma boa base, embora longe de ser suficiente.


O curso se baseia em memorização de palavras e frases, a boa e velha "decoreba". Faltam a ele aquelas duas coisas básicas de ensino de línguas: simulação de diálogos e dicas de gramática. A simulação de diálogos é básica para o aluno tentar entender situações cotidianas. Gramática costuma ser um assunto árido, mas é importante para o aluno compreender um pouco como funciona o idioma que está sendo aprendido.


O curso também tem um formato de jogo (ou "game", como o pessoal gosta de dizer hoje em dia). À medida que o aluno avança no aprendizado, vai ganhando experiência ("XP"), e subindo de nível. E ganha "lingots", isto é, algo como lingotes de ouro virtuais, para comprar testes, "roupas", etc. Talvez pudesse ser por aí que deveriam estar as dicas de gramática. Ou os diálogos.


Eles ainda oferecem testes de nivelamento pagos.


O aluno pode ir aprendendo um novo idioma com dedicação de dez minutos por dia. Depois de um tempo, terá uma base do novo idioma.


Estará apto para ir além, e dominar de fato a nova língua.


15/06/2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!