Peru, América Latina, subdesenvolvidos...


Peru, América Latina, subdesenvolvidos...


E dia 23 passado (23/05/2015), a Folha de São Paulo publicou uma crônica de Leonardo Padura, o escritor cubano que tem se tornado mais conhecido pela recente publicação do livro "O Homem que Amava os Cachorros".


Nesta crônica, ele narra um encontro com o peruano Mario Vargas Llosa, Nobel de Literatura em 2010, no aeroporto de Barajas, na Espanha. Segundo Padura, então talvez um semi-obscuro escritor cubano, ele acabou por ganhar a simpatia do peruano informando que cada vez que ele ia iniciar a escrever um romance, ele voltava a ler "Conversa na Catedral", antigo romance de Llosa, publicado primeiramente em 1969.


Em sua crônica, Padura reproduz parte do parágrafo inicial de "Conversa na Catedral": "Da porta da 'La Crónica', Santiago olha a avenida Tacna sem amor: automóveis, edifícios irregulares e desbotados, esqueletos de anúncios luminosos flutuando na neblina, o meio-dia cinzento. Em que momento o Peru tinha se fodido?".


Também fiquei fisgado por esse parágrafo inicial.


Dias depois fui a um sebo, e adquiri uma velha edição do antigo Círculo do Livro, do início dos anos 1980.


O irônico é que por mais de vinte anos, havia um exemplar deste livro na casa que eu morava, adquirido pela minha irmã. E eu nunca li o tal livro, embora pensasse comigo mesmo que um dia eu iria lê-lo. Quando perguntei para ela o que havia acontecido com o tal livro, ela respondeu que tinha vendido ele, e outros, para um sebo. Será que é o mesmo exemplar que comprei?


Se tornou a minha prioridade zero, em objetivos de leitura.



03/06/2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos