Gentileza Gera Gentileza


Gentileza Gera Gentileza


Hoje foi um dia de chuva neste outono de Porto Alegre.


De fato, este ano está sendo mais úmido que outros passados. E como parece que sempre nos acontece, parece que a chuva fica mais forte no momento que a gente sai de casa. Inversamente também parece que fica mais forte na hora que a gente sai do trabalho.

Felizmente parece que eu saí de casa logo após uma manga d'água ter caído. A chuva ainda caía, e relativamente forte, mas muito mais fraca que minutos antes, quando eu possivelmente ficaria encharcado.


Eu preciso caminhar um pouco mais de uma quadra desde casa, até chegar no ponto em que posso pegar a lotação para me dirigir ao meu local de trabalho. Uma reta de uns 200 metros, aí dobro a esquina, e caminho mais uns 40 metros até a rua que a lotação passa.


Assim, debaixo de chuva, eu ainda precisava andar esses cerca de 40 metros, quando vi que a lotação estava parada na rua transversal. Normalmente eu vejo a lotação pegar o(s) passageiro(s) e partir. E eu já estava pensando que, infelizmente, aquela lotação que eu estava vendo estava perdida, e eu teria que ficar sob chuva, aguardando a próxima. E eu já estava queimado, isto é, a ponto de chegar atrasado ao trabalho.


Mas, surpresa: a lotação não partia. Fiz o contato visual com o lugar do motorista, e vi que o camarada estava olhando para mim. Será que estava mesmo? Bom, parecia que estava. Comecei a correr. Eu carregava um guarda-chuva aberto, mais a mochila, mais uma sacola de supermercado, com frutas para o lanche. Devia ser uma figura esquisita de se ver.

Mas cheguei. O motora aguardou aqueles segundos importantes. Eu chegaria atrasado ao trabalho, mas menos atrasado que eu imaginava.


Muito agradecido ao motorista, sentei num dos bancos. Chegaria mais cedo, e não ficaria sob a chuva do outono de Porto Alegre. Que bom.


Mas minha manhã não estava completa.


Quando a lotação chegou próxima do local onde desço, levantei e pedi ao motorista para parar.


Contudo não percebi que o meu cachecol caiu do meu casaco. Alguém me avisou, e entregou o cachecol na minha mão. Agradeci.


Um início de manhã cheio de gentilezas.


Preciso ser menos rude. Mais gentil.


11/06/2015.

Comentários

  1. Há um intervalo de tempo entre o momento em que o texto é escrito e publicado.
    Às vezes há um intervalo de tem entre um evento inspirador de um texto e a escrita.

    ResponderExcluir
  2. Há um intervalo de tempo entre o momento em que o texto é escrito e publicado.
    Às vezes há um intervalo de tem entre um evento inspirador de um texto e a escrita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos