Diário - cinema - Real Beleza


Diário - cinema - Real Beleza


"Real Beleza" é o mais recente filme do cineasta Jorge Furtado. Trata de um fotógrafo, João, em meio a uma crise criativa, que parte em busca de um novo rosto que possa se destacar como modelo fotográfico.


Esse fotógrafo é vivido por Vladimir Brichta. Entre tantas meninas, ele acaba achando que encontrou uma modelo de destaque em Maria (a estreante Vitória Strada). Como Maria é menor de idade, ela precisa da autorização dos pais para viajar com João e começar sua carreira artística. Anita (Adriana Esteves) é a mãe de Maria, que até incentiva a carreira da filha, mas Pedro (Francisco Cuoco), seu pai é contra. Pedro acha que a menina precisa concluir o ensino médio, e completar a maioridade para então começar a trabalhar.


Além disso, João se envolve afetivamente com Anita.


Pedro tem a peculiaridade de ser um literato, alguém muito apegado aos livros, o que é demonstrado pelo sobrado em que ele vive. Com livros espalhados por todos os cômodos. Ele está velho e praticamente cego.


Estas são as tensões do filme. Maria querendo deixar a cidadezinha do interior, em busca de conquistar o mundo. Anita e seu amor por João ou Pedro. Tudo isso em meio as belezas das paisagens da serra gaúcha (o filme foi rodado na cidade de Garibaldi).


Mais as questões filosóficas de fundo: só há beleza na juventude? O que é mais importante a imagem, como a fotografia ou a pintura, ou as letras? Nossas decisões podem resultar em algo belo?


É um filme belo. Meu único senão é para a cena do prólogo, onde fica manifesta a crise criativa de João. Pareceu um tanto quanto forçada, ou, por outro lado, clichê. Mas não tira os méritos do filme.


17/08/2015.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!