Inverno estranho


Inverno estranho



Dias atrás eu havia decretado que o inverno de 2015 tinha acabado.


Continuo achando que acabou mesmo. As altas temperaturas e os passarinhos cantando de madrugada, não me deixam mudar de ideia.


O que eu não esperava eram as temperaturas absurdas que estamos tendo neste agosto de 2015.


Porto Alegre costuma ser agraciada com temperaturas amenas, até quentes, no inverno. A expressão "veranico de maio" é consagrada por aqui, embora maio ainda seja outono.

Também já constatamos temperaturas amenas em junho, já inverno, e mesmo em julho.


Mas temperaturas acima de 30oC em agosto parecem meio exageradas. Foi o que tivemos nestes três últimos dias, sexta, sábado e domingo, isto é, 7, 8 e 9 de agosto.


Um colega meu comentou em tom jocoso, que isso seria sinal que o Brasil se tornou um país desenvolvido, afinal, é só conferir, qual é a temperatura atual em Nova York, Paris ou Tóquio. Diz esse meu colega, que país desenvolvido tem calor em agosto.


Claro que Porto Alegre não é o Brasil, e não teria graça lembrar a ele que Fortaleza, por exemplo, é quente o ano todo.


Segundo o noticiário, os meteorologistas atribuem o calor extemporâneo a uma nova manifestação do aquecimento das águas do Oceano Pacífico, o "El Niño", com suas manifestações por todo o planeta. É possível.


É possível também que o planeta esteja mesmo aquecendo, e este calor de varão em pleno inverno já seja uma manifestação disso. Quem sabe?


Em todo caso, estou registrando. Quando teremos 35, 37oC em Porto Alegre, em agosto novamente?


09/08/2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!