Um dia anormal


Um dia anormal





Foi nesta segunda-feira, 3 de agosto.

Na sexta-feira anterior, o governador decretou o parcelamento de salários a serem recebidos acima de dois mil reais líquidos (isso dá algo como quinhentos e setenta dólares no momento em que escrevo).

Como consequência, quase metade do funcionalismo público estadual não recebeu seu salário integralmente, o que gerou indignação.

Uma das materializações de parte dessa indignação foi a ameaça de associações de policiais da Brigada Militar (a polícia militar do Rio Grande do Sul) de não realizar o policiamento ostensivo nas cidades, como é praxe.

Assim, essa segunda-feira foi um daqueles dias de colocar as barbas de molho.

Prestar mais atenção no rádio sobre o que acontecia na cidade, conferir se o transporte público estava realmente funcionando. O transporte público funcionava, mas a companhia municipal de ônibus, a Carris, não operou pela manhã.

Em “dias normais” o risco de assaltos e arrastões no transporte público já é elevado. Infelizmente se tornaram comuns os relatos nesse sentido, tanto em ônibus, quanto em lotações.

Num dia como essa segunda-feira, era o momento de prestar mais atenção nos passageiros, para tentar prever a presença de um potencial assaltante, e de tentar antecipar uma pedra atirada contra o vidro do veículo. Dia de ficar com as barbas de molho.

No fim, o policiamento esteve presente, apesar das manifestações de familiares de policiais.

Durante todo o dia houve rumores de arrastões pela cidade. Mas parece que foram apenas rumores, felizmente. Manifestações de uma cidade mais amedrontada que o normal.

No final do dia, o comércio fechou mais cedo. Várias lojas que ficam abertas até as oito da noite, estavam fechadas antes das sete. Mesmo o Shopping Rua da Praia, que normalmente fica aberto até as nove, estava fechado antes das sete.

Às sete já havia pouco movimento no Centro da cidade.

O medo continuava no ar. Rescaldo de um dia anormal.





04/08/2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos