Alternativas

Alternativas


Ali estava eu, ouvindo as palavras da médica. O escritório era até aconchegante. Móveis de cerejeira, livros na estante atrás da cadeira da doutora, foto dos netos. Carpete simples. Janelas que davam para a rua, e não para a parede de outro prédio.

- Glicose: um pouco acima, mas controlada. Vamos manter a dose do remédio via oral. Um comprimido à noite, e outro pela manhã. A hemoglobina glicada indica que a estratégia está funcionando.

Cada item era pontuado por uma pequena pausa.

- O colesterol ruim está dentro dos parâmetros, com a ajuda da dessa dose de estatina.

- Os índices da tireoide estão bons.

- Os índices da vitamina D também estão bons com esta dose suplementar que a senhora está tomando.

- Agora vamos olhar esta ecografia abdominal... É. Tudo bem. Nenhum problema detectado nos rins ou na bexiga. Nenhum problema sério no fígado, a não ser este pouco de gordura, a tal esteatose, que muita gente tem.

- Por fim, vamos ver a mamografia... É, nada demais. Aqueles mesmos nódulos de calcificação do ano passado. A princípio, nada para ficar muito preocupada. Mas é importante mantermos a monitoração. Aqueles apertos e compressões, e o ar frio da sala de exames, e o próprio aparelho frio, tudo aquilo está valendo a pena, pois demonstram que a sua saúde está boa. Mas, mesmo que encontrássemos alguma coisa para nos preocuparmos, um diagnóstico precoce é a melhor forma de tentar a cura.

Depois dos exames laboratoriais e de imagem, o exame clínico propriamente.

E assim foi. Pressão doze por oito. Pulmões normais. Coração com uma mínima arritmia.

E assim eu podia sair da sala de minha médica.

Aliviada pelo quadro estar estável, por eu estar vivendo de forma relativamente tranquila.

- Até mais, doutora. - Me despedi.

- Até mais. - Ela me respondeu.

- Até mais, Alice. - Eu me despedi da recepcionista.

- Tchau! - ela disse, enquanto me olhava.

Não que eu gostasse de visitar a médica regularmente, mas que alternativa havia? É como ficar velho, ninguém gosta muito, mas qual é a alternativa?




16, 18/10/2015.


P.S. Esta crônica foi inspirada pelo "outubro rosa" , que inspirou entre tanta gente, as autoras do livro "Santa Sede 6: crônicas de botequim".



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos