Diário - cinema - Perdido em Marte


Diário - cinema - Perdido em Marte



"Perdido em Marte" ("The Martian", Estados Unidos, 2015) é um filme no qual Matt Damon interpreta Mark Watney, um astronauta que é deixado em Marte pelo resto da equipe da qual ele faz parte, quando esta se sente compelida a abandonar o planeta por conta de uma tempestade ameaçadora. Isso acontece porque durante esta retirada, Watney é atingido por um objeto lançado pela tempestade, e os sensores de seu traje espacial transmitidos aos seus colegas indicam que ele morreu.


Deixado no planeta, ele verifica o que tem de suprimentos, e o que ele pode fazer com eles para tentar sobreviver até uma próxima expedição para Marte.


Enquanto isso, na Terra, a NASA primeiro celebra um funeral bonito para Watney, depois descobre que ele permanece vivo no planeta vizinho, e fica pensando o que pode ser feito para resgatá-lo, o que pode passar pela tripulação que havia deixado ele para trás.


É um filme muito legal porque Matt Damon consegue segurar bem o fato de ficar sozinho em Marte. E as soluções que ele vai arranjando para sobreviver, são uma ode à ciência e à técnica.


Há também a fotografia de "Marte", isto é, provavelmente da Jordânia, simulando Marte. Muito impressionante, principalmente nos planos abertos.


E há ainda a trilha sonora de clássicos da década de 1970, com destaque para Donna Summer, Abba, e David Bowie - "Starman", obviamente.


Enfim, uma bela obra cinematográfica.



10/10/2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!