Diário - filmes antigos - Fargo


Diário - filmes antigos - Fargo


Por estes dias, tive a ocasião de ver o filme "Fargo" ("Fargo", Estados Unidos, 1996), dos irmãos Coen, que deu o Oscar de melhor atriz a Frances McDormand. É um estranho filme que mistura momentos de tensão e violência, violência extrema por vezes, com um certo humor "non sense".


Fargo é uma cidadezinha de Dakota do Norte, no meio oeste dos Estados Unidos, onde tudo começa. Um homem, Jerry Lundergard (William H. Macy), casado com a herdeira de um empresário da região, e cansado do papel subalterno que seu sogro lhe reserva, contrata dois criminosos para sequestrarem a mulher dele, e dividirem o resgate, isto é, ele dividir o resgate com os criminosos.


Ele entrega aos criminosos um automóvel da concessionária em que trabalha, e aparentemente tudo fica combinado.


As coisas começam a dar errado quando, após o sequestro, um patrulheiro rodoviário intercepta os bandidos, por causa da placa irregular do automóvel novo, e um dos bandidos se mostra extremamente violento. A partir daí muitas coisas saem do controle, numa sucessão trágica.


Frances McDormand faz o papel de Marge Gunderson, uma delegada de polícia que começa a investigar os fatos. O detalhe bizarro é que ela está em estado de avançada gravidez: sete meses.


Interessante o clima do filme. Minessota, estado do centro norte dos Estados Unidos é bastante frio. Durante todo o filme, há neve acumulada por todo lado. Parece um frio de congelar os ossos.


Esse estranhamento da mistura de violência com humor, faz lembrar Quentin Tarantino. Mas é irmãos Coen.


É um bom filme, que quase um estranhamento, uma estupefação nos espectadores.


14, 26/10/2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!