Diário - leituras - Santa Sede 6: crônicas de botequim


Diário - leituras - Santa Sede 6: crônicas de botequim


PENZ, Rubem (Org.). Santa Sede 6: crônicas de botequim. Porto Alegre: Buqui, 2015.


Dediquei meus recentes dias à leitura do livro "Santa Sede, crônicas de botequim, safra 2015". É um livro com 81 crônicas, de nove autoras diferentes, Bruna Marçal Cabrera, Marta Leiria Leal Pacheco, Patrícia Franz, Ana Paula Vieira de Moraes,Andrea Troller Pinto, Joana Narvaez, Maria Lúcia Meirelles, Ana Luiza Tonieto Lovato e Paula Luersen, resultantes da oficina de crônicas "Santa Sede", ministrada pelo escritor Rubem Penz, em um bar na Cidade Baixa.


Essas oficinas ocorrem desde 2010, no mesmo bar.


Rubem Penz é publicitário, escritor, em especial cronista, e possui coluna semanal no Jornal Metro de Porto Alegre, às terças-feiras. Já publicou alguns livros, um deles já resenhado aqui.


Esta edição da oficina, como é possivel constatar teve a peculiaridade de ter apenas mulheres oficineiras, gerando uma série de crônicas, como não poderia deixar de ser, com um olhar feminino sobre o mundo.


Temática variada: aparências, encontros e desencontros, relacionamentos, maternidade, e uma temática especial, o "outubro rosa". As cronistas dedicaram uma seção do livro à busca por conscientização para prevenção contra o câncer de mama.


Entre 81 crônicas, gostei bastante da primeira que li, "Manobras" sobre um manobrista (ou seria um flanelinha? O texto me evocou um flanelinha) que recebe as mulheres que vão fazer o exame com a mesma frase: "Doutora, um excelente exame e um excelente resultado para a senhora!". Justamente a abertura da seção dedicada ao outubro rosa. Também a crônica "Ensaio sobre Rateadas", de Joana Narvaez é uma muito boa história, um conto disfarçado de crônica, muito memorável pelas razões que, quem ler, há de concordar comigo.


Pinçadas duas entre 81, cabe ao leitor desfrutar as demais crônicas, e, como vai acontecer, gostar mais de umas que de outras. Mas isso é humano. como humanas são as crônicas destas mulheres.


Se possível, leia.



26/10/2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!