Diário - cinema - 007 contra Spectre


Diário - cinema - 007 contra Spectre


007 contra Spectre ("Spectre", Estados Unidos, 2015) é o 24º filme oficial da franquia "007", desde 1962 (há outros dois, digamos, não autorizados, Casino Royale, de 1967, e Nunca Mais Outra Vez, de 1983). Neste caso, após uma missão "por conta própria" no México, James Bond descobre, ou redescobre, uma entidade chamada Spectre, responsável por uma série de atividades criminosas ao redor do mundo. Seu líder, Ernst Blofeld (Christoph Waltz), Bond descobre, é seu desparecido irmão de criação. É possivelmente a última participação de Daniel Craig, no papel de James Bond.


Aí temos nossas perseguições, tiroteios e explosões que se tornaram comuns nesses filmes, passando por Londres, Roma, Alpes austríacos e Marrocos.


O filme é cheio de citações históricas à série. Estão lá, por exemplo, o rolls royce de "Goldfinger" (1964), o velho Aston Martin do mesmo "Goldfinger", ou a clínica nos Alpes de “No Serviço Secreto de Sua Majestade" (1969), e a Festa dos Mortos a cidade do México lembra um pouco o início de "Viva e Deixe Morrer" (1973), e a perseguição de um jaguar a um aston martin, como em "Um Novo Dia para Morrer" (2002).


Estes quatro filmes estrelados por Daniel Craig podem ser vistos como uma coleção a parte, dentro do universo de 007. Uma preocupação maior com o verossímil, não muito, mas um pouco. Os criminosos estão à procura de dinheiro, muito dinheiro, pois dinheiro é poder, e assim vão tentando se infiltrar em atividades econômicas lícitas, para cobrir as atividades criminosas, exatamente como o crime organizado faz. No caso dos filmes, é claro, a escala dos crimes se torna muito maior. Bond continua um conquistador, mas parece menos sedutor. Um pouco menos. Por fim, Money Penny tem sua própria vida sentimental, sem ficar esperando eternamente por uma aproximação de James.


Aguardemos o próximo filme da franquia para ver o que acontecerá. Quem viver, poderá ver. 

Quem ver este, e gostar da série 007, há de gostar do filme.


06/12/2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!