Pequeno Dicionário de Natal

Pequeno Dicionário de Natal


Ano Novo - Celebração que ocorre em seguida ao Natal, o que faz com que muitas vezes, Natal e Ano Novo sejam mencionados juntos. Por exemplo, quando se enviava cartões de Natal, ou quando alguém resolve enviar um emeio. Também no início do Ano Novo, 6 de janeiro, é celebrado o Dia de Reis, quando se desmontam as Árvores de Natal e os presépios.

Boas Festas - Uma maneira de desejar Feliz Natal e Feliz Ano Novo juntos. Ver "Ano Novo"

Ceia - Refeição que se faz na noite da véspera do Natal. Costuma ter como prato principal uma ave, mais tradicionalmente um peru, mas hoje em dia também os superfrangos: chester, bruster ... Pode ser mais farta ou mais frugal, mais sóbria ou mais ébria.

Dezembro - Último mês do ano, no qual é celebrado o Natal.

Déjà vu - Você já viu um glossário como este.

Dia de Reis - Tradicionalmente celebrado no dia 6 de janeiro. Estaria relacionado aos "magos do oriente" que levaram dádivas para Jesus: ouro, incenso e mirra, segundo o Evangelho de Mateus. Em alguns países é nesse dia que são distribuídos presentes. No Brasil, é o dia de desmontar Árvore de Natal e presépio.

Felicidade - Em geral ela é desejada mais na época do Natal. São repetidos os votos de Feliz Natal e Feliz Ano Novo.

Infância - O melhor momento da vida para celebrar o Natal. Desde que nossa família tenha condições de nos dar presentes.


Jesus - Figura polêmica. Segundo as vertentes mais tradicionais do cristianismo, nasceu na Palestina, durante o reinado de Otávio Augusto em Roma, para ser o Salvador do Mundo. Na Bíblia há dois curtos relatos de seu nascimento nos Evangelhos de Mateus, e de Lucas. Para os judeus, apenas um rabino, talvez. Para os muçulmanos, um profeta que precedeu O Profeta, isto é, Maomé. Para os céticos extremos, talvez não tenha existido. Contudo é de se levar em consideração que vivemos no ano 2015 da Era Cristã. Na Bíblia não há menção à data de nascimento de Jesus, de maneira que ele passou a ser celebrado no solstício de inverno, por volta de século III. Ver Natal.

Natal - Data natalícia é relacionada à data de nascimento de qualquer pessoa. Mas com a prevalência do cristianismo no ocidente e oriente próximo, a data em que é celebrado o nascimento de Jesus se tornou "O Natal". Ver Jesus.

Papai Noel - Figura polêmica. Papai Noel, Santa Claus (em inglês, de "Saint Nicholas"), São Nicolau... Dizem que a origem da personagem estaria ligada a um bispo da cidade de Myra, na Ásia Menor, hoje Turquia, no século IV, que tinha fama de generoso, e de distribuir presentes às crianças de sua cidade. Durante a cristianização dos povos germânicos na Europa, a iconografia teria também incorporado a figura do deus Odin. A personagem também foi sendo desenvolvida ao longo do século XIX nos Estados Unidos, e, por fim, recebeu grande impulso aparecendo nas propagandas da Coca-Cola, a partir da década de 1930. De qualquer maneira, Papai Noel, com seus diversos nomes ao redor do mundo, acabou por se tornar uma personificação para o Natal, mesmo maior que o próprio Jesus, haja visto o sucesso que ele faz em países forte sem tradição cristã, como o Japão. Hoje ele está enraizado no imaginário como aquele que circula ao redor do mundo entregando presentes. Ver Jesus e presentes.

Presentes - A época do Natal costuma ser uma época de troca de presentes. Estaria relacionada à narrativa do Evangelho de Mateus, onde diz que "magos do oriente" teriam levado presentes a Jesus: ouro, incenso e mirra. Em alguns países, os presentes são trocados no Dia de Reis (ver Dia de Reis). Presentes costumam fazer a alegria das crianças no Natal. Ver Infância.

Solidariedade - A solidariedade costuma se manifestar nessa época do ano, com muitas pessoas se movimentando para proporcionar um melhor Natal aos menos favorecidos.

Votos - Entre tantos significados no dicionário, o desejo sincero. Na época do Natal se manifesta com as palavras "Boas Festas", "Feliz Natal", "Feliz Ano Novo". Ver Ano Novo e Felicidade. "Os Votos" é também uma excelente crônica de Sérgio Jockymann.
Boas Festas!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!