Comentando um pouco de "Star Wars VII, O Despertar da Força"


Comentando um pouco de "Star Wars VII, O Despertar da Força"


ATENÇÃO: PODE CONTER “SPOILERS”


Este é um comentário sobre certos aspectos do filme que me chamaram a atenção. É um comentário descompromissado, então pode ser que ele contenha certas informações que revelem coisas sobre o filme para quem ainda não o viu. Também vou fazer comparações com os demais filmes da série. Se não viu todos os filmes, caro leitor, talvez você perca algo do prazer de assisti-los. Esteja avisado.


A primeira coisa é que é um tanto estranho, que a "Primeira Ordem" se estabeleça e se torne tão poderosa em tão pouco tempo, já que, aparentemente as forças do "Império" haviam sido derrotadas, e alguma coisa como a Velha República, do episódio I deve ter sido posta em seu lugar. Ninguém percebeu um certo, digamos, reagrupamento de forças autoritárias, querendo se impor pela força novamente? Como essa gente conseguiu se rearmar, e montar uma arma mais poderosa que as velhas Estrelas da Morte sem ninguém perceber? De onde saíram os recursos para tanto? E como as forças da República não estavam preparadas para reprimir a formação desta "Primeira Ordem"? Por que tem que haver uma nova Aliança Rebelde? Só para repetir o que aconteceu antes? Enfim, talvez tudo isso seja esclarecido nos próximos episódios, mas fez este primeiro parecer bastante inconsistente.


Este episódio começa muito parecido com o início do episódio IV, que, a princípio, lá por 1978, se chamava apenas "Guerra nas Estrelas", mas depois passou a ser "Star Wars, episódio IV, Uma Nova Esperança". Um robô com um código secreto é enviado para um planeta desértico e é encontrado por uma pessoa comum, que depois, se descobre, vai apresentar habilidades não presumidas.


Ambos também têm clímax muito parecidos, com as tentativas de destruir a Estrela da Morte no final do episódio IV, e a tentativa de destruir o super canhão da Primeira Ordem, no episódio VII.


Bem, um grupo fascista chamado "Primeira Ordem" é de causar arrepios a nós brasileiros que somos confrontados cotidianamente com um suposto grupo de crime organizado chamado "Primeiro Comando da Capital".


E há a coreografia da reunião da Primeira Ordem, em seu planeta fortaleza, com uma disposição que lembra o nazismo. Por que os diretores resolveram fazer uma referência direta ao nazismo agora? Isso não era tão declarado no velho Império. Mas parece que o nazismo tem que estar a espreita em todo lugar agora. Notem na série "Jogos Vorazes".


Por fim, se os primeiros filmes, os episódios IV a VI, falavam da jornada de Luke Skywalker para se tornar um verdadeiro cavaleiro Jedi, e um verdadeiro herói, e, de quebra, ainda resultavam em alguma redenção para Darth Vader-Anakin Skywalker; na segunda série, episódios I a III, temos a formação do Império, e a transformação de Anakin Skywalker em Darth Vader; o que teremos agora?


Luke se deixará derrotar por Kylo Ren, e se tornará um espectro, só visível pelos iniciados da força, como aconteceu com Obi-Wan, Yoda e Anakin? Kylo Ren morrerá, ou será convencido de algum modo a mudar para o lado da luz da força ao final dos próximos episódios?


Uma coisa é certa: Rey há de ralar e sofrer muito nos próximos episódios, para no final prevalecer e se tornar uma liderança fundamental e incontestável para a nova Aliança Rebelde.


Quem viver verá.



02/01/2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!