Diário - filmes antigos - Taxi Driver


Diário - filmes antigos - Taxi Driver



Pelas maravilhas do vídeo sob demanda, finalmente vim a assistir o velho filme (de 1976) Taxi Driver, de Francis Ford Coppola, protagonizado por um jovem Robert de Niro, como Travis Bickle, um homem desajustado, recém saído com honras dos U.S. Marines (Vietnã?), que se emprega como motorista de táxi durante a noite, por alegada dificuldde de dormir.


O filme tem uma atmosfera de filme "noir"(mesmo que os filmes "noir" sejam coisa dos anos 1940), com uma trilha sonora soberba que altera um sax tocando jazz durante boa parte do tempo, alternando com a trilha de suspense, com a alternância se intensificando à medida que o filme vai se tornando mais e mais tenso.


Travis é atraído por Betsy (Cybill Shepherd), uma voluntária de um candidato nas primárias para presidente dos Estados Unidos, mas a falta de jeito de Bickle acaba por afastá-la. Ele então tem um encontro fortuito com "Easy" (Jodie Foster), uma prostituta adolescente, a qual ele tenta convencer a abandonar a prostituição.


Há todo um psicologismo no filme. Travis julga as pessoas que ele vê à noite como uma corja, mas tem dificuldade de perceber que ele mesmo é parte daquela corja. Ele mantém um diário, isto é, procura uma narrativa, uma história para si.


No início o filme é apresentado como um "conto". Um conto bastante perverso, diria eu.


E a história termina com um final surpreendente.


Um bom filme, e ainda podemos descobrir de onde vem a homenagem feita pelo porco selvagem Pumba, quando este enfrenta as hienas, no clímax da animação da Disney, O Rei Leão ("The Lion King", 1994).


28/12/2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!