Diário - leituras - Tampa


Diário - leituras - Tampa



"Tampa" é uma cidade da Flórida, Estados Unidos. Também pode ser o vedante de um recipiente, aquilo que tapa este recipiente, recipiente que pode ser uma lata, uma panela, etc.


“Tampa” também é um livro de Alissa Knuting que andei lendo estes tempos. Relaciona-se com a cidade da Flórida, e com o ato de tampar…


Trata-se da história de Celeste Price, uma professora de língua inglesa, de uma escola de  ensino médio, na cidadezinha da Flórida, nos Estados Unidos.


No caso, trata-se de uma jovem esposa, bem resolvida financeiramente. Seu marido, apesar de trabalhar como policial, é herdeiro de uma importante empresa local.


Apesar da vida confortável, ela parece padecer de uma espécie de gerontofobia. Para compensar esse medo do envelhecimento, ela se torna professora, especificamente para tentar seduzir alunos, em início de puberdade. É uma opção muito singular: os rapazes têm que estar no início da puberdade, para parecerem mais meninos que homens. Assim, ela escolhe entre meninos de cerca de quatorze anos para seduzir.


A obra mistura drama e comédia, com bastante erotismo. E chega a um final que não chega a ser surpreendente.


Explora um pouco o vazio existencial da classe média americana, e faz longas descrições dos passeios que Celeste faz na cidade da Flórida que dá título ao livro. Nesse aspecto, lembra um pouco a obra de John Updike, claro, que sem chegar ao nível do narrador da vida da classe média dos Estados Unidos. Critica a excessiva preocupação com saúde e beleza, bem como a histeria diante da sexualidade, entre outras coisas. Celeste é acusada de pedófila, mas será que pode ser acusada de pedófila uma pessoa que se interessa por adolescentes? Uma questão para pensar.


Foi um razoável entretenimento.



20/04/2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!