Diário - leituras - Crônica da Paixão Inútil


Diário - leituras - Crônica da Paixão Inútil



"Crônica da Paixão Inútil" se apresenta como romance, mas, talvez, nas suas noventa páginas alguém pudesse chamá-lo de novela. Mas aí teria que haver uma definição de conceitos.  Então fiquemos como romance.


A "Crônica da Paixão Inútil" narra basicamente o fracasso do relacionamento de Francisco e Gabriela, em algum momento dos anos 1980, na cidade de Porto Alegre, muito embora a narrativa comece nos Andes Peruanos, para onde Francisco viaja, numa tentativa de autoconhecimento, e, talvez, redenção.


O desenvolvimento da história é para demonstrar como Francisco chegou ali.


Paralelamente há alguns flashes sobre como podiam ser as campanhas políticas naqueles anos 1980, invasões de terrenos para o estabelecimento de favelas, e a cooptação de lideranças comunitárias para a política partidária.


Me chamou a atenção que, num relato para demonstrar a falência de um relacionamento amoroso, o autor não explore as vidas prévias das suas personagens. Francisco surge na história já expatriado no Peru. Gabriela aparece quando se prepara para o casamento. Há ainda Maria Rita, irmã de Gabriela, que nunca se casou, e tem dificuldades com a sexualidade. A propósito, essas duas mulheres têm problemas com a sexualidade. E o autor trata o tema da sexualidade com certo sarcasmo. Pelo menos foi o que me pareceu, com certa histeria das mulheres, aproximando a história da farsa.


O cansaço de Francisco com o relacionamento é demonstrado, mas não de maneira exaustiva. Talvez o autor pudesse explorar mais esse cansaço psicológico de Francisco.





LAITANO, José Carlos. Crônica da Paixão Inútil. Porto Alegre: Editora Movimento, 1992.


28/10/2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!