Leituras na Piauí - Janeiro / 2016 - Nathaniel H. Leff


Leituras na Piauí - Janeiro / 2016 - Nathaniel H. Leff



A revista Piauí de janeiro de 2016 traz um comentário sobre um pesquisador norte-americano que esteve pelo Brasil, em meados da década de 1960, para pesquisar o desenvolvimento econômico daqui. Seu nome é Nathaniel H. Leff.


O texto de Rafael Cariello comenta sobre o pesquisador, seu quase completo desconhecimento por parte de uma parcela importante da academia brasileira, tanto na área de Economia, quanto na de História. Fala um pouco de sua vida acadêmica após o retorno para os Estados Unidos, e seu súbito desaparecimento na metade dos anos 1990.


Na busca de Cariello, ele encontrou ex-colegas de Leff, todos tendo perdido o contato com ele, alguns supondo o seu falecimento.


Cariello o vai encontrar numa cidadezinha de New Jersey, bastante debilitado pela doença de Parkinson, com dificuldades de locomoção e comunicação. Mas ainda vivo. As suposições sobre sua morte foram precipitadas.


O interessante são os poucos comentários no texto sobre o trabalho acadêmico de Leff sobre o Brasil. Entre as causas do subdesenvolvimento estariam o desejo da elite econômica do final do século XIX e início do XX em manter o custo do trabalho barato. Esse seria o motivo de não ter sido realizada nenhuma reforma agrária quando houve a libertação dos escravos, e da importação de mão de obra europeia para o caso dos ex-escravos não se dispuserem a trabalhar nas lavouras de café, principal produto de exportação do Brasil desde o segundo reinado. Sendo que essa distribuição de terras foi sendo feita nos Estados Unidos ao longo do século XIX, o que tornava a mão de obra de lá relativamente mais cara. Uma hipótese a ser testada. Mas uma hipótese instigante, sem dúvida.


Os livros de Nathaniel H. Leff, "Underdevelopment and Development in Brazil: Volume I: Economic Structure and Change, 1822-1947" e "Underdevelopment and Development in Brazil: Volume II: Reassessing the Obstacles to Economic Development" estão disponíveis, em inglês, por exemplo na Amazon, pela módica quantia de US$ 45, cada um, mais o frete.

02/02/2016.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos