O Doutrinador


O Doutrinador




Já andei com diversos motoristas de táxi, mas esse foi o primeiro a querer me doutrinar. Nunca tinha visto isso.
Houve uma vez que me transtornei com um motorista velhinho porque ele disse que na ditadura era melhor. Pensando que se tratava de um apologista dos generais, das cassações políticas, e das torturas e extermínios praticados no país entre o final dos anos 1960 e o início dos 1980, fiz menção até de abandonar aquele táxi, no que fui demovido pela minha mulher. Só depois, tosco e paranoico que sou, entendi que o que o homem queria dizer é que ele era taxista há muito tempo, e naquela época sofreu menos assaltos que nos últimos anos. Não é que ele defendesse a ditadura, mas ele achava que naquela época tinha menos infortúnios. Bom, essa percepção eu não podia tirar dele, e eu não podia me transtornar por isso.


Mas voltando ao primeiro parágrafo. Eu sentei ao lado do motorista, e disse o destino. Não havíamos andado cem metros quando ele iniciou a doutrinação.


"Pelo jeito, vão eleger o Lula de novo, em 2018. Povo burro, o senhor não acha?"


Eu respondi que até 2018 muita coisa podia acontecer, inclusive o Lula morrer (isso para não pensar em mim mesmo, ou neste motorista).


"Ah sim. Tudo bem, eu sou um cara democrático." então tá...


"O Lula foi o cara que piorou tudo no Brasil. Olha essa Copa do Mundo. A Copa do Mundo quebrou o Brasil. O Governo do Estado não consegue pagar suas contas por causa do que gastaram na Copa do Mundo."


Eu respondi que faz pelo menos trinta anos que o Estado do Rio Grande do Sul está quebrado, com um governador sucedendo o outro como administrador de massa falida.


"Se a Copa do Mundo na África (2010) foi comprada, a Copa no Brasil também foi comprada".


É. Eu poderia concordar com isso. Todo mundo suspeita de falcatruas relacionadas à FIFA, e a definição de sedes de Copa do Mundo é uma das coisas  mais suspeitas entre todas. Em todo caso, judicialmente não há ainda nada envolvendo a compra da Copa do Mundo de Futebol pelo Brasil.


"O Tarso fez uma imensa renúncia fiscal por causa, das estruturas temporárias requeridas pela FIFA. Tem umas duas empresas grandes do Rio Grande do Sul que vão ficar vinte anos sem pagar ICMS por causa dessas estruturas. Foi isso que quebrou o Estado." Eu não respondi, mas pensei. O dinheiro gasto nas estruturas temporárias era troco de cachaça perto da dívida pública do Estado. Deixa assim.


"E aquilo dos professores apanhar no Paraná, o senhor sabe? Aquilo foi culpa da Copa." Hein? Como assim? Foi o que eu pensei.


"Quando estava se aproximando o início da Copa, a Arena lá não ficava pronta. Aí veio o Valcke (o secretário executivo da FIFA), e pediu para apressarem. Aí o Beto Richa teve que dar dinheiro para terminarem o estádio, e ficou sem caixa."


Ah sim, eu pensei, e pensar que a Arena do Atlético Paranaense era um dos poucos estádios privados da Copa.


Ele continuou. "Aí o Beto Richa viu que tinha esse fundo dos professores, e quis pegar para o caixa do Estado. Os professores não quiseram, e aí houve aquela briga. Mas ele ia devolver depois".


Nossa, eu pensei, era só o que faltava. Por que eu não vi essa hipótese levantada pelo próprio Governador Beto Richa, quando li nos noticiários sobre a repressão aos professores no Paraná?


Mas o motorista continuou. Ele era incansável.


"E por que doze sedes? Que fizesse a Copa só no sudeste que estava bom. Gastaram esse dinheiro no Paraná para quê? Para quatro joguinhos murrinhas..."


E eu pensei, é e foram outros quatro aqui em Porto Alegre. Mas eu gostei que houve quatro jogos aqui.


"Naqueles dias, eu só fiz uma corrida com turistas estrangeiros. Deu dezessete reais. Ninguém ganhou dinheiro com a Copa, só os botecos da Lima e Silva, com os argentinos bêbados."


A razão das doze sedes fazia sentido. Aproveitar a presença de turistas estrangeiros no pais, e levá-los a conhecer outros lugares do Brasil, além do Rio de Janeiro. Foi por isso que Inglaterra e Itália jogaram em Manaus. Mesmo que não haja um futebol profissional de qualidade em Manaus. Mas talvez fosse melhor mesmo que as sedes ficassem restritas às cidades onde o futebol era mais profissional. Mas aí, Porto Alegre, Curitiba, Salvador e Recife continuariam. É, talvez fosse melhor mesmo oito sedes, mas agora a Copa já tinha acontecido. Que adiantava chorar agora, um ano depois?


Aí o homem passou para a crescente frota de automóveis do Brasil, e consequentemente de Porto Alegre.


"Aí a pessoa ganha mil reais por mês, faz uma economia, dá mil reais de entrada, e assume uma prestação de duzentos reais por mês, por um carro 2004, em sessenta prestações. Essa pessoa pensa que tem um carro, mas não vai poder utilizar. Ganha mil, paga duzentos de prestação, tem que pagar combustível, tem que comer. Se estraga o alternador do carro, como faz?" "O conserto de um alternador sai no mínimo uns duzentes reais".


O homem não parava.


"E agora tem o combustível. Subiu a gasolina e o diesel. Como toda a produção do Brasil depende do diesel, tinha que manter o preço do diesel, e subir só a gasolina. Ela subiu, mas ainda está acessível. Tinha que subir mais para diminuir esses engarrafamentos que temos nos horários de pique."


Então eu disse para ele, que, se a gasolina subisse muito, a tarifa do táxi teria que subir também, e ele iria ter menos passageiros.


E aquele corrida por fim terminou.


O homem tinha 60 anos, gostava de falar alto (parecia que não conseguia parar de falar, na verdade), e tinha uma visão toda enviesada da realidade nacional. Achava o povo burro. Provavelmente se achava inteligente e informado.


Num dia em que eu estivesse "normal" eu teria brigado com o taxista, e pedido para parar.


Mas eu estava de sangue doce, não sei porque.



23/06/2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!