Semana do Impeachment


Semana do Impeachment



E assim chegamos à semana do "impeachment", isto é, a semana em que a interrupção do mandato da presidenta Dilma Rousseff deve ser votado em plenário, na Câmara dos Deputados, presidida pelo inolvidável Deputado Eduardo Cunha.


Temos que se 342 votos forem alcançados pelos deputados a favor do "impeachment", o pedido deverá ser encaminhado ao Senado, que votará se acolhe o pedido. Se for acolhido, a presidenta será afastada do cargo por 180 dias para análise da tal crime de responsabilidade que estaria na base do pedido de impedimento.


Durante esses 180 dias o país já será dirigido pelo atual vice-presidente Michel Temer. Na prática também, o Deputado Eduardo Cunha será o vice-presidente de fato da nação, enquanto durar seu mandato como Presidente da Câmara.


O que podemos esperar nesta semana? Bom talvez mais uma ou duas novas fases da Operação Lava Jato, talvez uma já nessa madrugada de segunda-feira, com ampla divulgação nos meios de comunicação, principalmente na Rede Globo de Televisão, prendendo alguma figura do PT que não tenha fórum privilegiado. Quem sabe o próprio presidente Rui Falcão? A acusação? A acusação é o de menos, o acusado sempre pode ser solto depois, e as imagens para a televisão já terão sido geradas.


Dependendo de quem for a pessoa presa, pode mexer com os brios dos antipetistas e gerar alguma bateção de panelas, ou outro ato de indignação. Sempre levando em consideração que a maioria dos batedores de panela antipetistas tem comida na mesa, e bater panela já não é um sinal de fome, como originalmente.


Enfim, não duvido de uma operação midiática na segunda e outra na sexta-feira, tudo isso para manter a mobilização dos antipetistas, e provocar manifestações pelas capitais para serem transmitidas pela televisão e constranger os deputados a votarem a favor do "impeachment".


A propósito, parece que o inolvidável Deputado Eduardo Cunha pretende que a votação seja em pleno domingo, obviamente com transmissão ao vivo pela Rede Globo.

Seja qual for o resultado da tal votação, temo a maneira como o país partido acordará na segunda-feira seguinte.


P.S. - Atualização: O UOL cogita dois nomes: Os ex-ministros Antonio Palocci e Erenice Guerra. Veremos.

10/04/2016, por José Elesbán Rodrigues

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!