Diário - cinema - Batman versus Superman, A Origem da Justiça


Diário - cinema - Batman versus Superman, A Origem da Justiça


Tendo passado mais de um mês desde que assisti "Batman versus Superman" (“Batman V Superman: Dawn of Justice”, Estados Unidos, 2016), boa parte das emoções suscitadas pelo filme já passaram.


Algumas das cenas remetem mesmo à "graphic novel" de Frank Miller, "O Cavaleiro das Trevas", dos anos 1980. Mas o roteiro aqui é outro.


Basicamente temos um Batman (Ben Affleck) um pouco mais velho, talvez cansado de lutar contra o crime, que vê o surgimento do Superman (Henry Cavill) como uma ameaça alienígena para a humanidade. São inseridas neste filme cenas da luta do Superman contra o General Zod em "O Homem de Aço" (2013).  


Por outro lado, o Superman também vê Batman como uma espécie de criminoso. Como di\em nos Estados Unidos, um “vigilante” que age à margem da lei.


Além disso, temos também Lex Luthor como um empresário, que também quer o fim do Superman, e para tanto, trata de obter kriptonita, para produzir uma arma que possa ferir mortalmente o Homem de Aço.


Alguém me reclamou que este filme narra pela enésima vez a forma como os pais de Bruce Wayne, isto é, Batman, acabam mortos em um assalto. Mas esse "flashback" faz sentido para o enredo deste filme.


Algo que se destacou foi o papel de Jesse Eisenberg, como Luthor. Diria que ele ficou excessivamente histriônico, alguns graus a mais que as atuações de Gene Hackmann na série de filmes do Superman, dos anos 1980.


É um filme com coadjuvantes de luxo. A começar pela Mulher Maravilha, Gal Gadot, belíssima. E forte no filme.


Tem também Laurence Fishburne, novamente como Perry white, o editor do jornal Planeta Diário, onde Clark Kent, isto é, o Superman, trabalha. E Jeremy Irons, como Alfred, o faz-tudo de Bruce Wayne (seria o mordomo e tutor, mas é bem mais que isso).


Enfim, um filme razoável. Mas talvez eu esteja ficando cansado de filmes de super-heróis.

20/05/2016.


P.S. Um mês para escrever o comentário, quinze dias para publicar, e assim vamos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!