HOPASIL

HOPASIL


Acho que BENELUX foi a primeira vez que vi algo parecido. Benelux é a associação dos nomes de BÉlgica, NEtherlands (ou Países Baixos, ou Holanda como costumamos referir no Brasil) e LUXemburgo, para o que primeiro foi uma união econômica, dos anos 1940, e que atualmente se refere à toda a região. Benelux foi a maneira para se referir um grupo de países a partir de letras de seus nomes.

No início do século XXI, o banco de investimentos Goldman Sachs, resolveu criar um acrônimo pensando em países que deveriam crescer muito nos próximos anos. Foi criada então a sigla BRIC, que ficou para Brasil, Rússia, Índia e China, países muito diferentes mas que tinham em comum, o fato de ainda não serem países desenvolvidos, e terem grande extensão territorial, e ou grande população. De fato, a partir do acrônimo, esses países resolveram se aproximar e formar uma associação, à qual foi acrescentada a África do Sul, sendo a sigla alterada para "BRICS" ("S" para "South Africa", África do Sul em inglês).

Depois, no final da primeira década deste século XXI, quando a crise econômica chegou, e bateu forte nos países com as economias mais fragilizadas entre as que usam o euro como moeda, inventaram a sigla PIIGS, para juntar Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Spain, isto é, Espanha.

Não sei se o leitor reparou, mas nestes últimos dois casos, "BRICS", em inglês significa tijolos. Já PIIGS lembra porcos em inglês (pigs). BENELUX não tem significado extra fora de si mesmo.

Portanto, eu gostaria de sugerir a sigla HOPASIL, para uma associação de países que sofreram golpes de estado de novo tipo, neste início de século XXI. Estes golpes de novo tipo não requerem movimentação de tropas, prisão ou fuzilamento de líderes políticos (sem bem que o presidente de Honduras foi exilado à força), nem censores nos meios de comunicação, ou corte de comunicação do país com o resto do mundo. Nestes novos golpes o presidente é deposto por ordem da Suprema Corte (Honduras), ou de maiorias ligeiras e rasteiras nos congressos, que agem como se os países tivessem regimes parlamentaristas (Paraguai e Brasil).

Como o Brasil se juntou aos países irmãos de Honduras e Paraguai neste novo tipo de procedimento político, sugiro uma maior aproximação diplomática e econômica com esses estados dos quais nos tornamos mais próximos em matéria de resolver diferenças políticas internas. Criemos a HOPASIL: HOnduras, PAraguai e BraSIL.


27/06/2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!