Diário - cinema - Caça-Fantasmas


Diário - cinema - Caça-Fantasmas



Programa de família, terça-feira à noite: assistir a nova versão de "Caça-Fantasmas", agora tendo uma equipe formada por mulheres para combater as ameaças que estão além da explicação da física convencional.


Na trama, não que importe muito, fantasmas começam a aparecer em Nova Iorque, primeiro numa mansão que tem fama de mal assombrada, depois num túnel do metrô. Enquanto isso, uma acadêmica, Erin Gilbert (Kristen Wiig), está tentando obter sua cátedra em física em uma universidade local, mas é assombrada por um livro que havia escrito anos antes, com a amiga Abby (Melissa McCarthy), sobre "Fantasmas do Passado", e que ganhou reedição sem que ela soubesse. Ao procurar a amiga para reclamar,  Erin descobre que Abby continua realizando pesquisas com entidades sobrenaturais, numa outra faculdade local, auxiliada por Holtzmann (Kate McKinnon). Então elas vão investigar o que aconteceu na mansão mal assombrada.


Esse filme gerou um "mimimi" muito grande por conta de fãs sexistas. Segundo tais fãs, o filme não poderia ter protagonistas mulheres, repetindo a fórmula dos filmes dos anos 1980.
As mulheres do filme atuam muito bem. Há as supostas discussões científicas sobre física, metafísica e mecânica, na qual Harold Ramis pontificava nos anos 1980. E, com as mulheres como protagonistas, as piadas sexistas acabam invertidas.


O filme foi bem divertido. Presta muitas homenagens: somos lembrados de “Poltergeist”, “O Exorcista”, “O Iluminado”, e, claro, dos filmes originais. Além disso temos breves aparições dos atores dos filmes oitentistas (O saudoso Harold Ramis é lembrado por uma escultura logo no início do filme). E a personagem Holtzmann remete tanto ao Dr. Egon Spengler, dos Caça-Fantasmas originais, quanto ao Dr. Emmet Brown, de “De Volta para o Futuro” (me parece que mais a este que àquele).


Ri mais com este filme que com os filmes dos anos 1980. E veja que eu tenho grande afeto pelo primeiro filme dos Caça-Fantasmas, pois foi o primeiro filme que vi com o primeiro videocassete que comprei, lá por 1986.


03/08/2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!