Diário - cinema - Aquarius

Diário - cinema - Aquarius



Para começo e fim de conversa, "Aquarius" ("Aquarius", Brasil/França, 2016) é o melhor filme brasileiro (embora em coprodução francesa) que tenho visto em algum tempo. Em tom de piada, se pode dizer: "parece filme argentino".

Claro que aquela situação que se apresenta no filme, é difícil de se apresentar na realidade, a não ser mesmo que se queira contar uma parábola do Brasil, pois dificilmente alguém fica querendo resistir à especulação imobiliária no Brasil, o que é o caso da personagem Clara (Sônia Braga) no filme.

Ela é uma viúva, que mora em um edifício antigo à beira-mar no Recife. É a última ocupante de um apartamento nesse prédio, cujos demais imóveis foram comprados por uma construtora que pretende pôr o prédio abaixo, para construir um novo empreendimento.

O apartamento de Clara é muito confortável, e, o filme mostra, cheio de lembranças. E esse é o motivo do apego de Clara ao imóvel.

Como eu disse, acho que o conflito estabelecido no filme não se apresenta na vida real, e a história se coloca como metáfora do país, onde o dinheiro compra tudo; e manda quem pode, e obedece quem tem juízo.

No caso de Clara, para poder resistir, ela também é uma mulher de classe média alta, proprietária de imóveis, o que torna o filme menos maniqueísta. Não é a pobre viúva contra os ricos especuladores.

Talvez, como disse outro comentarista, seja o caso de uma narrativa de inconformismo. E entre outras coisas, Clara resista em seu apartamento, porque não é isso que se espere dela.

O filme mostra uma Sônia Braga em pleno esplendor, pois é ela que sustenta quase todo o filme. Se fosse em teatro, seria um monólogo. Já Humberto Carrão se apresenta muito bem, como o rapaz empreendedor, boa pinta, que faz MBA no exterior, que mascara com a face de bom moço, a meta de fazer dinheiro, fazendo o que for necessário para alcançar seus objetivos.

Extras: uma sequência de fotos do Recife nos anos 1970 no inçio do filme, e uma trilha sonora soberba.

Como eu disse no início, o melhor filme brasileiro que tenho visto em algum tempo.


20/09/2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!