Diário - leituras na Piauí - Edição 116 maio de 2016

Diário - leituras na Piauí - Edição 116 maio de 2016


A edição de maio de 2016 da revista Piauí teve três textos que eu destacaria.

O primeiro é a longa reportagem de Rafael Cariello sobre a Operação Mãos Limpas ("Os Intocáveis"), na Itália. Aquela que inspira o juiz Sérgio Moro e uma equipe de policiais e procuradores federais em Curitiba. Como se poderia esperar, há semelhanças e diferenças entre o Brasil e a Itália, e nas formas de se combater a corrupção política. Na Itália, a operação começou pequena e levou os dois principais partidos do país, o Democrata Cristão, e o Socialista, a serem extintos, ou seja, acabou com a centrodireita e a centroesquerda que existiam na Itália até então. A operação levou ao suicídio de alguns tesoureiros e arrecadadores dos partidos. Por fim, mesmo com a centrodireita devastada, o Partido Comunista, que passou quase incólume pela operação não conseguiu aumentar seu eleitorado. Quem votava na centrodireita caiu no colo de Berlusconi. Por aqui, a impressão que eu tenho é que a força tarefa de Curitiba, aliada à grande mídia (Grupo Globo, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, Grupo Abril) apenas quer acabar com um partido: o PT, como se o resto do quadro político-partidário fosse impoluto.

O segundo é uma reportagem sobre a língua comum, o nheengatu, ainda muito falado no município de São Gabriel da Cachoeira, no norte do estado do Amazonas. Eu já ouvira falar dessa peculiaridade. Agora vem a reportagem confirmar.

Por fim, há a reportagem depoimento de Elif Batuman sobre o uso do véu pelas mulheres na Turquia ("Sem Lenço, Sem Documento"). A autora de ascendência turca, secularizada, relata uma viagem à Turquia e os sentimentos ambivalentes diante do uso do véu pelas mulheres, incluindo ela mesma.

Os outros textos também são bons, mas esses me tocaram mais.


28/08/2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!