Diário - leituras - Cobras na Cabeça


Diário - leituras - Cobras na Cabeça



"Cobras na Cabeça" é um livro onde Rubem Penz convoca seus "cobras" (o trocadilho é inescapável), para organizar um novo livro de crônicas, comemorando os quarenta anos do surgimento das personagens das cobras (obviamente) de Luís Fernando Veríssimo. Nesse caso, uma tirinha iniciava um capítulo e era a base para seis crônicas. 18 autores escreveram 72 crônicas para este livro.
Vamos aos meus destaques.
"Autobiografia Anônima", de Giancarlos Carvalho Borges, tem um título auto-explicativo, e uma ironia que combina com Luís Fernando Veríssimo.
"Hum...", de José Elias Flores Jr., sobre um casal discutindo a relação é quase uma comédia da vida privada do LFV.
"...", de Camila Leão, sobre uma menina que tem dificuldades no relacionamento com o pai, é um ótimo conto, arrolado como crônica.
"Um Copo que Cai", de Tiago Pedroso, é uma bela e fabulosa crônica em que os utensílios da cozinha discutem quem "matou" o copo.
"Sexta-Feira", de Gabriela Ferreira, comenta os cuidados em família, dentro de um capítulo que explora o conflito de gerações.
"Vou para Paris", sobre um homem em crise de relacionamento, que resolve largar a namorada, e como diz o título, ir para Paris.
"A Foto da Última Viagem", de Tiago Pedroso, é outro bom conto em forma de crônica, sobre, bem, sobre a foto da última viagem.
"Clóvis", de Luciana Farias, conta a história de Clóvis, o segundo melhor funcionário do ano da empresa, que aproveita o prêmio para se aproximar de Sílvia, a supervisora de estoque, que tinha longos cabelos vermelhos e uma fama que ultrapassava o departamento...
"O Feio é uma Honestidade Estética", de Gerson Kauer, é uma reflexão sobre, digamos, a falta de beleza.
Enfim, mais um livro lido.


PENZ, Rubem (Org.). Cobras na Cabeça. Porto Alegre: Buqui, 2015

21/02/2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos