Diário - cinema - Sully, O Herói do Rio Hudson


Diário - cinema - Sully, O Herói do Rio Hudson

"Sully - O Herói do Rio Hudson" ("Sully", Estados Unidos, 2016) conta a história de Chester Sullenberger, ou "Sully", comandante do vôo 1549 da US Airways, que, em janeiro de 2009, após colidir com um bando de pássaros foi obrigado a pousar no Rio Hudson, num incidente transmitido para televisões de todo o mundo.
Nessa recriação dirigida por Clint Eastwood, somos levados à formação do piloto, passando por seu treinamento como aviador militar, até se tornar um comandante de jato comercial com milhares de horas de vôo.
Somos expostos repetidamente ao acidente, e às decisões que Sully tomou para pousar o avião no rio. Decisões estas que são questionadas durante as investigações das autoridades responsáveis pela segurança da aviação nos Estados Unidos.
O que acaba acontecendo é que Clint Eastwood acaba por erigir um herói. Não um super-homem, ou alguém genial demais, ou destemido ao extremo, mas um homem que, tendo sido colocado sob pressão por uma série de circunstâncias, se sai bem e salva a vida de muitas pessoas.
Detalhe para a sequência da queda do avião no rio. Quem já andou de avião há de ficar comovido, já que todas aquelas orientações feitas antes de cada voo comercial, e muitas vezes tidas como inócuas, podem servir para salvar vidas em uma situação de emergência.

09/01/2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos