Lembrando de 007


Lembrando de 007


Não tenho certeza de qual foi o primeiro filme de 007 a que assisti. Provavelmente "O Satânico Dr. No" ("Dr. No"), produção de estreia da franquia de 1962, em alguma reprise na televisão em preto e branco, nos anos 1970.
Certo é que por algum motivo que não sei explicar me tornei fã da série. É possível que o primeiro dos filmes a que assisti no cinema tenha sido "O Foguete da Morte" ("Moonraker"), de 1979, mas talvez a memória me traia. Contudo acho que foi esse sim, com uma batalha no espaço. 007 emulava Guerra nas Estrelas. De quebra tinha cenas no Brasil. 007 era interpretado por Roger Moore então. 007 passava pelo Carnaval do Rio de Janeiro e enfrentava o supervilão "Jaws" no bondinho do Pão de Açúcar.
Eu devo ter visto "Octupussy" (1983) num dos antigos cinemas de rua da Rua da Praia. Cacique? Scala? Imperial? Um desses.
Também me lembro que devo ter visto "007 na Mira dos Assassinos" ("A View to Kill") no velho cinema Avenida que ficava na Avenida João Pessoa. Ou será que foi no Center, que ficava na mesma João Pessoa, no Centro Comercial (então o primeiro "shopping center" da cidade)?
Pois é. Por motivos que não sei explicar, me afeiçoei à série. Talvez por começar a ver os filmes no final da infância, início da adolescência, e ver um agente "com licença para matar" e sedutor, sempre rodeado de belas mulheres.
Ao longo dos anos vi os filmes com Sean Connery, George Lazenby, Roger Moore, Timothy Dalton, Pierce Brosnan e Daniel Craig. Os vi na televisão em preto e branco, depois a cores, em fitas VHS, em DVD's. E claro no cinema.
No cinema, como eu disse, o primeiro 007 que vi foi Roger Moore. "Moonraker" como eu disse. Ele trabalhou em sete filmes da série ao longo de doze anos.
Ontem foi divulgada a morte do ator, aos 89 anos. Foi o primeiro ator da série oficial de 007 a falecer.

24/05/2017.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos