Diário - filmes antigos - Círculo de Fogo



Estes dias vi pelo vídeo sob demanda o filme "Círculo de Fogo" ("Enemy at the Gates", Estados Unidos/França/Alemanha, 2001), em que, dentro da Batalha de Stalingrado, durante a Segunda Guerra, é estabelecido um duelo de franco atiradores. Pelo lado soviético, está Vasily Zaitsev (Jude Law), um jovem que fora ensinado desde criança a ser caçador. Pela Alemanha, há Erwin König (Ed Harris).

Zaytsev é mostrado como um herói, matando muitos dos alemães que estão tentando tomar Stalingrado (o ponto mais extremo do avanço nazista a leste). König chega com a missão de matar Zaytsev e abalar o moral soviético. 

É um filme tenso e intenso, que só peca pelo também intenso anticomunismo do início. Lá estão os "comissários do povo" matando qualquer recruta soviético que tente fugir da frente de batalha de Stalingrado. Sim, os comissário existiam, e, sim, certamente matavam recrutas que tentassem fugir do campo de batalha. A única coisa a ser levada em consideração é que desertores do lado alemão também não eram merecedores de misericórdia por parte de exército alemão. 

Enfim, o filme só mostra alguma atrocidade nazista lá pela sua metade. Será que diretor e roteirista têm os nazistas como libertadores do povo escravizado pelo comunismo?

É um bom filme, afinal. Seria muito bom, se não fosse pelo clichê anticomunista no início.


13/11/2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos