Olho por Dente


Olho por Dente


Michel Laub volta ao assunto do linchamento moral virtual, assunto que comentei aqui (“A Vida por um Tuíte - http://novasvoltasemtornodoumbigo.blogspot.com.br/2015/05/leituras-na-piaui-destaques-na-edicao.html), entre os assuntos interessantes da edição de março de 2015, da revista Piauí.


O título deste texto é copiado do artigo de Laub na Folha de São Paulo.


Ele começa por contextualizar a lei de talião do Código de Hamurabi - e repetida pelo Pentateuco -,  "um olho por um olho, um dente por um dente". Segundo Laub, em tempos pré cristãos não era incomum, que a vingança por um assassinato, resultasse no massacre de todo um clã, ou que o roubo de um boi, fosse pago com um assassinato. Talvez ele não tenha usado estas palavras, mas acho que a ideia é por aí.


Então, naquele tempo a lei de talião era uma lei de moderação. Um roubo é pago com o reembolso de algo equivalente ao produto roubado, e um assassinato pode ser vingado com outro assassinato, não com o assassinato de outras dez pessoas.


Voltando ao linchamento moral, Laub comenta o livro de Jon Ronson, "So You've Been Publicly Shamed" ("então você foi humilhado publicamente", Riverhead Books, 304 págs.), justamente o que parece que está na origem do artigo publicado na Piauí, inclusive com a frase mal colocada de Justine Sacco.


Boa ênfase a de Laub, que informa que o linchamento moral não resulta de uma histeria coletiva da massa, mas do sentimento que, quando repreende alguém que cometeu uma bobagem online, esta massa internética pensa que está fazendo o bem e tornando o mundo mais justo. Pois é...


Disso, por uma frase mal colocada, como no caso do Justine Sacco, ou uma foto aparentemente desrespeitosa em frente ao memorial dos veteranos de guerra dos Estados Unidos de uma outra garota, ou uma piada sexista dita por um nerd em um congresso de informática, resultam demissões sumárias, xingamentos reais, ações intimidatórias, que geram estresse pós-truamático e depressão.


Dentro desse sentimento de fazer o bem, Laub comenta:


"Os depoimentos colhidos por Ronson são claros nesse sentido. Os envolvidos sempre apelam a um senso heroico de dever. O linchado não representa uma individualidade no lugar da qual poderíamos nos botar, sujeitos que estamos a descuidos ou inexatidão na expressão escrita ou oral, e sim o sintoma de ideologias ou injustiças históricas que devem ser combatidas sem trégua.


No limite, nem há a sensação de responsabilidade depois que o êxtase acusatório tem início, porque o ato instantâneo e solitário de compartilhar um post é um grão de areia na marcha das grandes reparações cidadãs."


A conclusão de Laub é que, além do dano à vítima do linchamento, há um dano à expressão na esfera pública, representada nesse caso pela Internet, haja visto que qualquer um pode se tornar alvo de um deslize, mesmo que o que tenha sido dito seja um equívoco, ou uma pequena bobagem.


08/05/2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!